Mensagem de Boas Vindas

Bem-vindos ao website da Embaixada de Portugal no Reino Unido. Aqui poderá encontrar informações atualizadas sobre as nossas atividades de promoção e reforço do relacionamento bilateral entre Portugal e o Reino Unido a nível político, económico, cultural, social e de educação. Recordamos que os serviços consulares no Reino Unido, incluindo os prestados à comunidade portuguesa, são assegurados pelos Consulados-Gerais de Londres e Manchester (mais informação disponível no separador “Serviços Consulares".)

Mais notíciasNotícias

UK PBS

#1 Estudantes

Os estudantes portugueses que tenham estabelecido residência no Reino Unido até 31 de dezembro de 2020, devem obrigatoriamente submeter, até 30 de junho de 2021, candidatura ao estatuto de residente no âmbito do EU Settlement Scheme.

As candidaturas ao EU Settlement Scheme são gratuitas e, desde que cumpridos os requisitos necessários, permitem que continue a residir no Reino Unido após a conclusão dos seus estudos e procurar trabalho sem necessidade de obter um visto para tais efeitos. 

Para mais informações sobre o EU Settlement Scheme poderá consultar a página virtual do Governo britânico disponível aqui. Poderá, ainda, consultar a lista de perguntas frequentes organizada pela Universities UK disponível aqui.

Se apenas vier a estabelecer a sua residência no Reino Unido após 01 de janeiro de 2021, terá de submeter, junto das autoridades britânicas, um pedido prévio de visto ao abrigo do novo regime de imigração britânico (UK Points-base Immigration System – Student Route).

Os estudantes portugueses que iniciaram os seus estudos no ano letivo 2020 / 2021, mas que não tenham estabelecido a sua residência física no Reino Unido até 31 de dezembro de 2021, terão também de submeter um pedido prévio de visto.

A concessão de visto está sujeita ao cumprimento dos requisitos exigidos pela legislação britânica, deverá ser requerida durante os 6 meses prévios à partida para o Reino Unido, tem um custo e implica o pagamento de uma taxa complementar para acesso ao serviço nacional de saúde (Immigration Health Surcharge). Deverá aguardar pela decisão antes de viajar para o Reino Unido.

As candidaturas a este visto já se encontram abertas. Para mais informações, consulte a página do Governo britânico acessível aqui, bem como o folheto informativo disponível aqui. 

 

#2 Emigrar para o Reno Unido após 01 de janeiro de 2021 

Os cidadãos portugueses que venham a estabelecer a sua residência no Reino Unido a partir do dia 1 de janeiro 2021 e não sejam elegíveis ao estatuto de residente no âmbito do EU Settlement Scheme, terão de requerer, antes da sua partida para o Reino Unido, um visto no âmbito do novo sistema de imigração britânico (UK Points-based Immigration System).

Para mais informações sobre critérios de elegibilidade, custos e processo de candidatura clique aqui, também disponíveis em português aqui.

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Avisos

Coronavírus COVID-19 (atualizado a 04.11.2020)

Registam-se casos diagnosticados da doença por novo coronavírus (COVID-19) em todo o Reino Unido, com transmissão comunitária.

Os Governos das quatro nações do Reino Unido determinaram distintas medidas de isolamento e confinamento. As deslocações, a interação social e o acesso a vários locais públicos, de comércio e entretenimento, estão assim condicionados ou sujeitos a regras especiais.

Para informações mais detalhadas sobre a resposta ao novo coronavírus e as restrições em vigor deverá consultar as seguintes páginas:

Inglaterra: https://www.gov.uk/coronavirus
Escócia: https://www.gov.scot/coronavirus-covid-19/
Irlanda do Norte: https://www.nidirect.gov.uk/campaigns/coronavirus-covid-19
País de Gales: https://gov.wales/coronavirus

Antes de viajarem para o Reino Unido, os passageiros, turistas ou residentes, terão obrigatoriamente de preencher um formulário online, como descrito em https://www.gov.uk/uk-border-control e indicar os respetivos dados pessoais e de viagem. Aconselha-se a leitura atenta e regular das informações disponibilizadas pelas autoridades britânicas sobre esta medida.

Os passageiros provenientes de Portugal continental que entrem no Reino Unido estão obrigados ao cumprimento de isolamento profilático (quarentena) durante 14 dias, podendo a permanência no local de confinamento por si indicado ser verificada regularmente pelas autoridades policiais e de saúde.

Os passageiros oriundos das Regiões Autónomas da Madeira e Açores estão isentos desta obrigação.
As demais exceções ao regime de quarentena poderão ser consultadas na íntegra em:
https://www.gov.uk/guidance/coronavirus-covid-19-travel-corridors
https://www.gov.uk/government/publications/coronavirus-covid-19-travellers-exempt-from-uk-border-rules/coronavirus-covid-19-travellers-exempt-from-uk-border-rules

As Dependências da Coroa – Jersey, Guernsey e Ilha de Man – têm requisitos de entrada distintos, pelo que se recomenda a consulta das respetivas páginas eletrónicas:
https://www.gov.je/Health/Coronavirus/Travel/Pages/index.aspx
https://covid19.gov.gg/guidance/travel
https://covid19.gov.im/general-information/travel-advice/

Em caso de dúvida consulte os postos consulares da área de jurisdição que pretende visitar: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/rede-consular/europa/reino-unido

Aviso
Subida do nível de alerta de terrorismo (atualizado a 04.11.2020)

As autoridades britânicas determinaram a 3 de novembro a subida do nível de alerta de terrorismo, para o quarto de cinco níveis. A revisão é feita a título preventivo, na sequência dos recentes atentados ocorridos em França e Áustria.

Nos termos do nível de alerta SEVERE, a ocorrência de um ataque terrorista no Reino Unido é tida por “altamente provável”, não sendo identificada uma ameaça concreta.

A população é aconselhada a manter-se vigilante e a reportar atividades ou acontecimentos suspeitos à polícia.

Contactos

11, Belgrave Square
London, SW1X 8PP

(0044) 207 2355331
londres@mne.pt
Facebook 

Mais informação

O que procura?

Ligações institucionais

  rEPpR

rp

MNE

REL

AR

 Ligações úteis

guterres

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

  eures

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

camoes

idi