Tive a honra de apresentar hoje Cartas Credenciais a Sua Majestade, a Rainha Isabel II, iniciando assim formalmente as minhas funções como Embaixador de Portugal no Reino Unido.
É com honra e prazer que assumo esta missão, determinado em estreitar o bom relacionamento bilateral e aqui promover o nosso país nas várias dimensões.
Tive oportunidade de transmitir esta ambição a Sua Majestade, salientando o nosso empenho no fortalecimento dos elos que unem Portugal e o Reino Unido há mais de 600 anos, desde a assinatura do Tratado de Windsor, naquela que é a mais antiga aliança existente entre dois países que partilham muitos valores e interesses comuns.
Registo com satisfação o potencial da comunidade portuguesa aqui residente, com mérito humano e profissional reconhecido em múltiplas áreas. Asseguro-vos que não pouparei esforços para fomentar contactos e estreitar a cooperação em áreas de interesse para o nosso país e para a nossa diáspora.
Registo igualmente com agrado que o Dia de Portugal vai ser este ano celebrado em Londres. As presenças de Sua Excelência o Presidente da República e de Sua Excelência o Primeiro-Ministro representam um reconhecimento gratificante da comunidade portuguesa no Reino Unido.
Convicto de que o melhor está para vir, eu e a minha equipa na Embaixada e nos Consulados estamos empenhados em manter um diálogo e uma colaboração estreita convosco, bem como em desenvolver a imagem positiva que Portugal tem no Reino Unido.
Nuno Brito