Reino Unido

Última atualização: 2021/06/28

 Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

Coronavírus - COVID-19 (atualizado a 28.06.2021)

Para informações sobre as restrições e condicionamentos determinados pelos Governos das quatro nações do Reino Unido deverá consultar as seguintes páginas:

Inglaterrahttps://www.gov.uk/coronavirus

Escócia: https://www.gov.scot/coronavirus-covid-19/
País de Gales: https://gov.wales/coronavirus
Irlanda do Norte: https://www.nidirect.gov.uk/campaigns/coronavirus-covid-19

REGIME DE ENTRADA
Antes de viajarem, todos os passageiros têm de preencher um formulário online  disponível em https://www.gov.uk/provide-journey-contact-details-before-travel-uk

Têm igualmente de apresentar um teste impresso ou em formato digital com resultado negativo para COVID-19, realizado nas 72 horas anteriores à partida. O embarque sem apresentação do resultado do teste (em inglês, francês ou espanhol, na sua versão original) é proibido.

Está em vigor um sistema de “semáforo” de três níveis, com diferentes regras quanto à necessidade de testes e quarentena em função da classificação de cada país.

Os viajantes provenientes de Portugal Continental e Açores que entrem no Reino Unido têm de cumprir 10 dias de quarentena domiciliária e pré-reservar testes a realizar até ao segundo e oitavo dias após a chegada.

A partir de 30 de junho, os viajantes provenientes da Madeira estarão isentos de quarentena, tendo de pré-reservar um teste a realizar até ao segundo dia após a chegada.

Informações adicionais sobre tipos de testes, formas de cumprimento de quarentena e isenções profissionais poderão ser obtidas em:
Inglaterra: https://www.gov.uk/guidance/red-amber-and-green-list-rules-for-entering-england

Escócia: https://www.gov.scot/publications/coronavirus-covid-19-international-travel-quarantine/pages/red-amber-and-green-list-countries/

País de Gales: https://gov.wales/arriving-wales-overseas

Irlanda do Norte: https://www.nidirect.gov.uk/information-and-services/coronavirus-covid-19/travel-advice-and-guidance

REGIME DE SAÍDA
As viagens internacionais a partir do Reino Unido estão condicionadas em função da categoria de risco de cada país.

Portugal Continental e os Açores estão na categoria “amarela”, para a qual as autoridades britânicas desaconselham viagens não essenciais.

A partir de 30 de junho, a Madeira estará na categoria verde, não se aplicando qualquer restrição específica às saídas para aquela Região Autónoma.

Nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021 e do Despacho n.º 6326-A/2021, do Governo português, são permitidas as viagens para Portugal com origem no Reino Unido. Os passageiros com 12 ou mais anos devem apresentar um teste do tipo TAAN ou TRAg com resultado negativo para COVID-19, realizado respetivamente nas 72 ou 48 horas anteriores à partida, sob pena de lhes ser negado o embarque.

Os passageiros provenientes do Reino Unido que entrem em Portugal Continental estão obrigados ao cumprimento de 14 dias de quarentena domiciliária, exceto se munidos de comprovativo de vacinação realizada nesse país e que ateste o esquema vacinal completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias, com vacina contra a COVID-19 com autorização de introdução no mercado nos termos do Regulamento (CE) n.º 726/2004.

Para mais informações deverá consultar https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/alertas/covid-19-viagens

Atendendo às restrições às viagens internacionais, os viajantes devem consultar sempre as normas aplicáveis aos trajetos e escalas que tenham de realizar, e contactar a sua companhia aérea para obter os necessários esclarecimentos.

DEPENDÊNCIAS DA COROA
As Dependências da Coroa – Jersey, Guernsey e Ilha de Man – têm regimes distintos, pelo que se recomenda a consulta das respetivas páginas eletrónicas:
https://www.gov.je/Health/Coronavirus/Travel/Pages/index.aspx

https://covid19.gov.gg/guidance/travel

https://covid19.gov.im/general-information/travel-advice/

Em caso de dúvida consulte os postos consulares da área de jurisdição que pretende visitar: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular/europa/reino-unido

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

  • Partilhe