Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso


Coronavírus - COVID-19 (atualizado a 19.07.2021)

Para informações sobre as restrições e condicionamentos determinados pelos Governos das quatro nações do Reino Unido deverá consultar as seguintes páginas:

Inglaterra: https://www.gov.uk/coronavirus
Escócia: https://www.gov.scot/coronavirus-covid-19/
País de Gales: https://gov.wales/coronavirus
Irlanda do Norte: https://www.nidirect.gov.uk/campaigns/coronavirus-covid-19

REGIME DE ENTRADA
Antes de viajarem, todos os passageiros têm de preencher um formulário online  disponível em https://www.gov.uk/provide-journey-contact-details-before-travel-uk

Têm igualmente de apresentar um teste impresso ou em formato digital com resultado negativo para COVID-19, realizado nas 72 horas anteriores à partida. O embarque sem apresentação do resultado do teste (em inglês, francês ou espanhol, na sua versão original) é proibido.

Está em vigor um sistema de “semáforo” de três níveis, com diferentes regras quanto à necessidade de testes e quarentena em função da classificação de cada país.

Os viajantes provenientes de Portugal Continental e Açores têm de cumprir 10 dias de quarentena domiciliária e pré-reservar testes a realizar até ao segundo e oitavo dias após a chegada. Os viajantes provenientes da Madeira estão isentos de quarentena, tendo de pré-reservar um teste a realizar até ao segundo dia após a chegada.

Informações adicionais sobre tipos de testes, formas de cumprimento de quarentena e isenções profissionais poderão ser obtidas em:
Inglaterra: https://www.gov.uk/guidance/red-amber-and-green-list-rules-for-entering-england
Escócia: https://www.gov.scot/publications/coronavirus-covid-19-international-travel-quarantine/pages/red-amber-and-green-list-countries/
País de Gales: https://gov.wales/arriving-wales-overseas
Irlanda do Norte: https://www.nidirect.gov.uk/information-and-services/coronavirus-covid-19/travel-advice-and-guidance

Os residentes no Reino Unido portadores de comprovativo de vacinação completa emitido pelas autoridades britânicas ficam isentos de quarentena no regresso de destinos inscritos na categoria amarela, com exceção de França, como melhor descrito em https://www.gov.uk/guidance/red-amber-and-green-list-rules-for-entering-england#amber-list-rules-if-you-are-fully-uk-vaccinated

REGIME DE SAÍDA
As viagens internacionais a partir do Reino Unido estão condicionadas em função da categoria de risco de cada país.

Portugal Continental e os Açores estão na categoria amarela, para a qual as autoridades britânicas desaconselham viagens não essenciais. A Madeira está na categoria verde, não se aplicando qualquer restrição específica às saídas para aquela Região Autónoma.

Nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021 na sua redação atual e do Despacho n.º 6794-A/2021, do Governo português, são permitidas as viagens para Portugal com origem no Reino Unido.

Para todas as informações sobre testes e obrigação de quarentena deverá consultar https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/alertas/covid-19-viagens

Atendendo às restrições às viagens internacionais, os viajantes devem consultar sempre as normas aplicáveis aos trajetos e escalas que tenham de realizar, e contactar a sua companhia aérea para obter os necessários esclarecimentos.

DEPENDÊNCIAS DA COROA
As Dependências da Coroa – Jersey, Guernsey e Ilha de Man – têm regimes distintos, pelo que se recomenda a consulta das respetivas páginas eletrónicas:
https://www.gov.je/Health/Coronavirus/Travel/Pages/index.aspx
https://covid19.gov.gg/guidance/travel
https://covid19.gov.im/general-information/travel-advice/

Em caso de dúvida consulte os postos consulares da área de jurisdição que pretende visitar: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular/europa/reino-unido

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

 

  • Partilhe