Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

Coronavírus - COVID-19 (atualizado a 07.09.2021)

Para informações sobre as restrições e condicionamentos determinados pelos Governos das quatro nações do Reino Unido deverá consultar as seguintes páginas:

Inglaterra: https://www.gov.uk/coronavirus
Escócia: https://www.gov.scot/coronavirus-covid-19/
País de Gales: https://gov.wales/coronavirus
Irlanda do Norte: https://www.nidirect.gov.uk/campaigns/coronavirus-covid-19

REGIME DE ENTRADA
Antes de viajarem, todos os passageiros têm de preencher um formulário online  disponível em https://www.gov.uk/provide-journey-contact-details-before-travel-uk

Todos os passageiros têm igualmente de apresentar um teste impresso ou em formato digital com resultado negativo para COVID-19, realizado nas 72 horas anteriores à partida. O embarque sem apresentação do resultado do teste (em inglês, francês ou espanhol, na sua versão original) é proibido.

Está em vigor um sistema de “semáforo”, com diferentes regras quanto à necessidade de testes e quarentena em função da classificação de cada país.

Os viajantes provenientes de Portugal Continental (na lista amarela) têm de cumprir 10 dias de quarentena domiciliária e pré-reservar testes a realizar até ao segundo e oitavo dias após a chegada. Os viajantes provenientes da Madeira e Açores (na lista verde) estão isentos de quarentena, tendo de pré-reservar um teste a realizar até ao segundo dia após a chegada.

Os portadores de comprovativos de vacinação completa há mais de 14 dias emitidos pelas autoridades britânicas e por alguns países terceiros, incluindo Portugal, estão isentos de quarentena à chegada de destinos na categoria amarela, como melhor descrito em https://www.gov.uk/guidance/how-to-quarantine-when-you-arrive-in-england Sem prejuízo, têm de pré-reservar um teste a realizar até ao segundo dia após a chegada.

Informações adicionais sobre tipos de testes, formas de cumprimento de quarentena e isenções profissionais poderão ser obtidas em:
Inglaterra: https://www.gov.uk/guidance/red-amber-and-green-list-rules-for-entering-england
Escócia: https://www.gov.scot/publications/coronavirus-covid-19-international-travel-quarantine/pages/red-amber-and-green-list-countries/
País de Gales: https://gov.wales/arriving-wales-overseas
Irlanda do Norte: https://www.nidirect.gov.uk/information-and-services/coronavirus-covid-19/travel-advice-and-guidance


REGIME DE SAÍDA
As viagens internacionais a partir do Reino Unido estão condicionadas em função da categoria de risco de cada destino, como descrito em https://www.gov.uk/guidance/travel-abroad-from-england-during-coronavirus-covid-19

Nos termos da legislação portuguesa vigente à data, são permitidas viagens para Portugal com origem no Reino Unido. Para todas as informações deverá consultar https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/alertas/covid-19-viagens

Atendendo às restrições às viagens internacionais, os viajantes devem consultar sempre as normas aplicáveis aos trajetos e escalas que tenham de realizar, e contactar a sua companhia aérea para obter os necessários esclarecimentos.

DEPENDÊNCIAS DA COROA
As Dependências da Coroa – Jersey, Guernsey e Ilha de Man – têm regimes distintos, pelo que se recomenda a consulta das respetivas páginas eletrónicas:
https://www.gov.je/Health/Coronavirus/Travel/Pages/index.aspx
https://covid19.gov.gg/guidance/travel
https://covid19.gov.im/general-information/travel-advice/

Em caso de dúvida consulte os postos consulares da área de jurisdição que pretende visitar: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular/europa/reino-unido

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

 

  • Partilhe